quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O que é o Moodle e para que serve .

                              

Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o sistema de aprendizagem em trabalho colaborativo baseado nesse programa. O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e académicos da educação, consiste num sistema de administração de actividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa




Este ambiente virtual de aprendizagem  oferece aos professores a possibilidade de criar e conduzir cursos a distância, por meio de atividades [exigem ação do aluno, como
responder, discutir, etc.] ou recursos [materiais para 
consulta e estudo] organizadas a partir de um
plano de ensino.

Vantagens e Desvantagens do Moodle

A primeira vantagem   é que  o  Moodle  é gratuito, seguro, simples de instalar e de fácil acesso, possibilitando uma rápida adaptação ao mesmo. Está, portanto, ao alcance de qualquer pessoa. Além disso, promove uma pedagogia “socioconstrucionista”, na medida em que permite a criação e a elaboração de actividades que colocam à prova os conhecimentos e as capacidades de reflexão e opinião crítica dos estudantes como, por exemplo, pequenos testes on-line, fóruns, visualização de vídeos, entre outros. Suporta igualmente grandes quantidades de informação (textos e imagens), permitindo a criação de “espaços” destinados a cada turma da escola. É precisamente aqui que residem as principais vantagens que o tornam tão proveitoso. Cada professor e aluno pode inscrever-se no site e nas disciplinas que leccionam ou estudam e, uma vez inscritos (basta apenas uma conta por utilizador), é possível a criação de avisos e notícias importantes, de pesquisas, de apontadores para onde se enviam os trabalhos realizados, é possível o envio de mensagens de e-mail, a consulta de documentos informativos que servem de suporte para as provas de avaliação, de actividades e concursos a decorrerem na escola, a consulta das notas obtidas em trabalhos, fichas e exames, etc. 
É claro que tudo o que tem vantagens, também tem desvantagens e o “Moodle” não é excepção. Apesar de constituir um grande contributo para os estabelecimentos de ensino que já aderiram à novidade, existem alguns pontos a melhorar, nomeadamente, a lentidão da abertura da página, os erros de ligação que, por vezes, impedem o acesso à mesma, assim como os bloqueios aquando do envio de trabalhos e na realização de pequenas actividades on-line.
   A somar aos factores que já foram mencionados, está também o facto de muitos professores ainda terem dificuldades com a utilização das novas tecnologias, além de que, para se aceder à plataforma, é necessária a disponibilização de computadores e salas de informática suficientes, o que nem sempre é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário