Quando se fala em Internet, a primeira imagem que nos vem à mente é a de um espaço virtual onde podemos conversar (bater papo), pesquisar, enviar e receber informações, ensinar e estudar, comprar e vender ou, até mesmo, “navegar a esmo” sem um objetivo específico. Poucos tem ideia de como ela surgiu, porque surgiu e como deve ser usada. Muitos nem fazem questão de ter esse conhecimento, ao contrário, acham até desnecessário; entretanto, é importante que, ao usarmos uma ferramenta desse porte, tenhamos algum conhecimento sobre ela.

Atualmente, uma das situações mais discutida e, consequentemente, mais combatida, principalmente nos meios acadêmicos, é o uso indiscriminado e indevido de trabalhos de terceiros sem citação do autor (pirataria). Com o uso dos atalhos Ctrl C e Ctrl V ou das opções copiar, colar, as pessoas se apropriam de trabalhos alheios e os usam como sendo seus.
Outra prática corrente é a proliferação de spam (e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas) com assuntos que não dizem respeito e nem interessam à pessoa que os recebe. É uma forma criminosa de invadir a privacidade alheia, pois a caixa de mensagens, ou caixa de correios, (lugar onde se recebem os e-mails) são locais particulares, os quais só devem ser usados entre elementos que possuem afinidades, ou algum tipo de ligação, entre si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário