terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Atendimento Educacional Especializado e o uso daTecnologia Assistiva para pessoas com deficiência no ambiente escolar e em todo contexto de vida.

Muitos alunos podem apresentar dificuldades na fala , escrita, comunicação e locomoção  devido a impedimentos motores, cognitivos , emocionais ou de outra ordem , caracterizados pelas diversas deficiências.
Através da nova Política de Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva surge o Atendimento Educacional Especializado -AEE , oferecido através de um professor especializado em AEE , nas Salas de Recursos Multifuncionais existentes nas escolas comuns do ensino regular .
Através deste novo contexto da educação surge  a Tecnologia Assistiva - TA ,  uma área do conhecimento e de atuação que desenvolve serviços , recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais  das pessoas com deficiência na realização de suas tarefas .

Especialistas estudam e comprovam os benefícios da Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiências no ambiente escolar e fora dele .

Os recursos da TA apresenta-se através de baixa tecnologia  e de alta tecnologia, vejamos alguns exemplos:



  Aqui veremos exemplos práticos do uso da Tecnologia Assistiva:
  
Criança com comprometimento motor , utilizando um adaptador de mãos , de baixa tecnologia na realização de uma tarefa cotidiana dos alunos

Criança com grave compromentimento motor utilizando recursos da alta tecnologia.

É importante salientar que os recursos da TA promovem   as habilidades e competências dos alunos, visando sua autonomia e melhor qualidade de  vida  não só no ambiente escolar mas em todo seu contexto de vida .

3 comentários: